segunda-feira, 25 de julho de 2011

CARTA ABERTA ÀS/AOS ESTUDANTES DA FFC/UNESP – MARÍLIA SOBRE A COMISSÃO DE ATIVIDADE CULTURAIS – CAC CHAMADO À PLENÁRIA DE 3 DE AGOSTO, ÀS 17:00H, NO ANFITEATRO DA FFC/MARÍLIA, SOBRE AS ATIVIDADES FINANCIADAS PELA CAC NO 2º SEMESTRE DE 2011

A CAC é uma comissão assessora da Faculdade de Filosofia e Ciências, que tem como objetivo apoiar, promover e fomentar algumas atividades na Unesp/Marília. Ela é composta por 70% de professoras/es, 15% de funcionárias/os, 15% de estudantes, ou seja, nós estudantes, que na Unesp/Marília somos cerca de 2 mil , contamos com 2 estudantes dentro da CAC, sendo um titular e outro suplente, que validam 1 voto.

Desde o início do ano, nós – representantes discentes dessa comissão, estamos construindo uma série de debates acerca de qual atividade as/os estudantes da Unesp gostariam que acontecesse. Isso porque nós acreditamos em uma representação que de fato tenha contato com a base e não fique em abstrações. Para isso chamamos espaços que possibilitassem esses diálogos. Vemos que nossa atuação nesse primeiro semestre ainda não foi efetiva, pois diversos assuntos que precisam de um posicionamento não foram devidamente discutidos, ficando ainda em abertos e inviabilizando algumas decisões de nós representantes na Comissão, como por exemplo a questão do cachê, e não conseguimos deixar claro de fato essa nossa intenção de representação.

Contudo este ano foi destinado a CAC uma verba de 11 mil reais ( Já foi utilizado cerca de 1.600 reais para a apresentação do Violeiro Levi Ramiro), e apesar da nossa justa discussão sobre o cachê, sobre o currículo, a crítica, a valorização do/a profissional local, e etc, precisamos nos articular para fazer propostas concretas, antes que o ano acabe e o dinheiro volte. Também nessa perspectiva, foi chamada uma reunião da CAC (convocada com alguns dias de antecedência pela Presidente da Comissão) para o dia 29 de junho, nela foram apresentadas as seguintes propostas: Mostra de cinema; Oficina de teatro do/a Oprimido/a; e 4 apresentações culturais musicais (Os projetos estão disponíveis para consulta no post abaixo). Como as 4 apresentações musicais envolviam cachês, a decisão dos representantes discentes, foi chamar uma plenária geral para o dia 03/08 de estudantes para ver o que as/os estudantes querem. O representante dos funcionários/as consentiu com as atividades, ficando o voto de final para a Presidenta: Ana Paula Cordeiro, que deferiu positivamente sobre as atividades, com a seguinte preocupação que nós estudantes não nos organizássemos para propor nada e depois o dinheiro ficasse inutilizado parecendo assim pra Direção (ou seja: Burocracia) que a CAC não havia trabalhado.

Portanto, como esses assuntos necessitam ser discutidos pelos/as estudantes, convocamos todas/os estudantes para a plenária do dia 03 de Agosto. Pedimos a todas/os estudantes que tragam propostas de atividades. Haverá uma reunião da CAC para fechar as propostas que será no dia 05 de agosto, por isso é importante que na Plenária do dia 03, as propostas sejam encaminhadas em forma de projeto com o custo de viabilidade (isso sem saber como a comissão se colocará diante de nossas demandas). No blog www.expressaomarilia.blogspot.com há um modelo do que deve conter no projeto.

Nós estudantes devemos discutir e nos posicionar. Sabemos das debilidades que o movimento estudantil possui para construir seus espaços de organização. Muitas/os estudantes possuem dificuldades de participar mais ativamente das discussões, pois precisam trabalhar para conseguirem manter-se na Universidade. Nas Assembleias gerais ou de curso falta tempo para um debate maior sobre diversos assuntos pertinentes tanto à nossa Universidade quanto à nossa sociedade. Tentamos ao máximo nos organizar de forma democrática, pela base, pois queremos representar de fato o interesse das/os estudantes, e sabemos que entre tantos/as que somos, há diversas opiniões e interesses, portanto, sem esse debate para chegar realmente na base das/os estudantes, seguimos com esse sistema falido de representatividade, onde alguns/as decidem por muitos/as. Acreditamos sim que as/os estudantes, como também as/os trabalhadoras/es sabem escolher o que querem para si e para o coletivo, mas para isso, nossos espaços de voz e decisão devem acontecer e serem valorizados de fato.

A participação é fundamental para que reconheçamos nossas demandas e nos organizemos para lutar por elas. Precisamos sim de ajuda para construir esse movimento. Caso você tenha interesse em participar das discussões, mas não pode vir à reunião, não deixe de dar sua opinião, propomos o e-mail (cacmarilia.estudante@hotmail.com) para fazer esse canal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário